Embainha a tua espada
- IRMÃO DO CAMINHO

- 16 de ago. de 2025
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2025
NOSSA CRUZ
“Se alguém quiser vir após mim, negue-se
a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
JESUS (Marcos, 8:34)
Ninguém se queixe inutilmente.
A dor é processo.
A perfeição é fim.
Assim sendo, caminheiros da evolução ou da redenção têm, cada qual, a sua cruz.
Esse almeja, aquele deve.
E para realizar ou ressarcir, a vida pede preço.
Ninguém conquista algo, sem esforçar-se de algum modo; e ninguém resgata esse ou aquele débito, sem sofrimento.
Enquanto a criatura não adquire consciência da própria responsabilidade, movimenta-se no mundo à feição de semirracional, amontoando problemas sobre a própria cabeça.
Entretanto, acordando para a necessidade da paz consigo mesma, descobre de imediato a cruz que lhe cabe ao próprio burilamento.
Encarnados e desencarnados, jungidos à Terra, vinculam-se todos ao mesmo impositivo de progresso e resgate.
No Círculo carnal, a cruz é a dificuldade orgânica, o degrau social, o parente infeliz...
No Plano espiritual, é a vergonha do defeito íntimo não vencido, a expiação da culpa, o débito não pago...
Tenhamos, pois, a coragem precisa de seguir o Senhor em nosso anseio de ressurreição e vitória.
Para isso, porém, não nos esqueçamos de que será preciso olvidar o egoísmo enquistante e tomar nossa cruz.
REFLEXÃO
A página tem por título NOSSA CRUZ. Emmanuel começa sua explicação explicitando que CADA QUAL TEM A SUA CRUZ, e que todos aqui estamos, ENCARNADOS e DESENCARNADOS, vinculados ao mesmo impositivo de PROGRESSO e RESGATE.
A CRUZ representa toda e qualquer DIFICULDADE que se nos apresente em nossa oportunidade reencarnatória. E o espiritismo nos trás o entendimento da LEI DE CAUSA E EFEITO.
De simples entendimento, o conceito é que TODO EFEITO PRESSUPÕE UMA CAUSA. Em outras palavras todo EFEITO, que pode ser entendido como RESULTADO, para que aconteça, necessita de uma CAUSA, ou seja, aquilo que produziu aquele resultado.
Vejamos um exemplo. Eu chutei uma bola dentro de casa. A bola pegou em um vaso que estava na mesa. O vaso caiu e quebrou. Qual é o efeito? Ou poderíamos perguntar, qual é o resultado? O resultado é o VASO QUEBRADO. E qual é a causa? Isto é, o que produziu o resultado VASO QUEBRADO. A CAUSA é o CHUTE QUE EU DEI NA BOLA.
Reparem que A CAUSA é ANTERIOR ao EFEITO (RESULTADO).
Trazendo esse conceito para a página de Emmanuel, o RESULTADO é a CRUZ que devemos carregar. A CAUSA, são os ERROS cometidos no passado e que, pela JUSTIÇA DIVINA, devemos RESGATAR.
Sobre a lei de CAUSA e EFEITO recorremos ao Evangelho de Mateus 26:52:
⁵² Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Vejamos o que aconteceu no JARDIM DO GETSÊMANI, também conhecido com JARDIM DAS OLIVEIRAS, situado em Jerusalém:
No Jardim do Getsêmani, após a Última Ceia, Jesus e seus discípulos oravam quando uma grande multidão, liderada por Judas Iscariotes, chegou para prendê-lo. Essa multidão incluía soldados e guardas do templo, armados com espadas e varas, vindo com a intenção clara de deter Jesus.
Ao verem a aproximação da turba, os discípulos perguntaram a Jesus se deveriam usar suas espadas. Antes mesmo de uma resposta, Simão Pedro, em um ato impetuoso e protetor, desembainhou sua própria espada. Com um golpe rápido, ele atacou um dos servos do sumo sacerdote, identificado em João como Malco, e cortou-lhe a orelha direita.
Imediatamente, Jesus interveio, repreendendo Pedro: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Jesus tocou a orelha do homem ferido e a curou e se entregou pacificamente à prisão para o cumprimento das escrituras. (resumo gerado por inteligência artificial)
Quando Jesus ensina que "todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão" refere-se à LEI DE CAUSA E EFEITO.
Eis a razão pela qual estamos encarnados em um planeta de expiações e provas. Temos então a oportunidade de EXPIAR (remir; libertar-se, resgatar) os erros pretéritos. Mas de que forma? “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” JESUS (Marcos, 8:34), conforme a passagem do evangelho, base da página NOSSA CRUZ de Emmanuel.
Atente-se para o ensinamento que não diz apenas "tome a sua cruz" porque, pela justiça divina, precisamos quitar nossas dívidas, sendo a encarnação essa oportunidade. Mas complementa, e SIGA-ME. Isto é, SEGUIR JESUS significa AGIR SEGUNDO OS SEUS ENSINAMENTOS. É TER COMO PARADIGMA (exemplo que serve como modelo), O EVANGELHO DE LUZ.
Lembremos, como dito no início da reflexão, que a CRUZ que se nos apresenta, é NOSSA. Ou seja, resultado da prefeita JUSTIÇA DIVINA, em razão da LEI DE CAUSA E EFEITO. Deus, em sua INFINITA MISERICÓRDIA, em vez de nos codenar perpetuamente "ao fogo do inferno", nos concede infinitas oportunidades para a REPARAÇÃO DOS ERROS COMETIDOS. Podemos concluir, então, que A RESPONSABILIDADE pela necessidade de carregarmos NOSSA cruz, não é de ninguém, senão única e exlusivamente NOSSA.
E, em seu INFINITO AMOR POR NÓS, CRISTO TOMOU A CRUZ QUE NÃO ERA DELE, posto que, sendo ESPÍRITO PURO, NÃO TEM ERROS A SEREM EXPIADOS, a CRUZ DO CRISTO é a CRUZ DE TODA A HUMANIDADE, que ele carregou para nos deixar a PRECIOSA LIÇÃO. De que PRECISAMOS TOMAR A NOSSA CRUZ E SEGUI-LO.
E lembrando as BEM-AVENTURANÇAS, que nos ensinam "BEM-AVENTURADOS OS MANSOS E PACÍFICOS", após o golpe de SIMÃO PEDRO que fere MALCO, JESUS diz:
Mateus 26:53
⁵³ Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
JESUS ENTREGA-SE PACIFICAMENTE À PRISÃO PARA O CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS. PARA A DERRADEIRA LIÇÃO DO CALVÁRIO DE SEU INFINITO AMOR POR TODOS NÓS.


Comentários